A bienal do livro! Prepare-se!

Para quem curte o universo literário, chegou a época mais aguardada do ano – a bienal do livro. No Rio de Janeiro ela acontece nos anos ímpares. Em São Paulo nos anos pares. E para quem consegue transitar entre as duas cidades, tem bienal todo ano! \o/ O post de hoje vai dar dicas de como aproveitar o evento e sair de lá feliz da vida com livros novos, autógrafos, fotos e muitas histórias para contar. Vamos nessa?

17ª Bienal Internacional do Livro Rio
03 a 13 de Setembro de 2015
Horários de Funcionamento
3 de setembro: 13h às 22h
7 de setembro (feriado): 10h às 22h
Durante a semana: 9h às 22h
Fins de semana: 10h às 22h
Local do Evento
Riocentro
Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
22780-160 – Rio de Janeiro – RJ

foto_bienal
1) Monte um roteiro
Antes de mais nada, é importante definir o que você quer ver na bienal. São 11 dias de feira e é preciso um pouquinho de organização para não perder nenhum evento importante. Vale a pena acompanhar a programação oficial no site da própria bienal e também as agendas de cada autor ou editora de sua preferência. É preciso conferir todos os horários e verificar se alguns eventos não acontecem ao mesmo tempo. Neste caso, você vai ter que decidir por aquele que faz o seu coração vibrar mais forte. Dica: não entre em pânico. E não esqueça de conferir qual o melhor meio de transporte para te levar até o Riocentro.


2) Tenha um mapa da bienal
É muito importante dar uma bela olhada na planta do evento. Ter senso de localização te dá vantagem competitiva dentro dos pavilhões. Baixe o mapa no site na bienal e marque a localização exata dos locais que você quer visitar. Atenção: este ano a bienal mudou um pouquinho a dinâmica dos eventos para dar mais conforto e segurança ao público. Alguns autores autografarão em auditórios e não nos estandes das editoras. As senhas destes autógrafos serão distribuídas na Central de Senhas da bienal, normalmente 1h antes de cada evento. Se você ainda não tem o livro que está sendo lançado e que normalmente é obrigatório nas sessões de autógrafos, precisa comprar antes no estande da editora ou loja de sua preferência. Então são três itens: local dos autógrafos, locas das senhas e local da compra do livro.


3) Kit de sobrevivência
Um bom peregrino de bienal sabe que para não passar perrengue precisa levar um kit básico de sobrevivência. Vale uma mochila com lanchinhos para o dia inteiro (afinal de contas você não vai querer perder tempo nas filas quilométricas das lanchonetes, certo?), garrafa de água, casaco, carregador de celular, caneta, câmera fotográfica (e pilhas), lencinhos umedecidos, álcool gel, dinheiro, documento e até remédio para dor de cabeça, porque nunca se sabe. Além desse kit, pense em uma roupa confortável, especialmente em calçados confortáveis.


4) Procure descontos
Todo mundo sabe que comprar na bienal é inevitável. Mas calma! Não vá sair feito louco comprando tudo o que ver pela frente. O ideal é ter uma lista de prioridades e uma lista de livros que podem ser comprados diante de uma oportunidade muito boa. A maioria das editoras oferecem bons descontos em todos os seus títulos, mas os estandes das livrarias competem diretamente. Então sempre vale a pena conferir o preço em todos os estandes antes de decidir pela compra.


5) Brindes
Todos estão à caça de brindes, certo?! Algumas vezes eles estão atrelados à compra de um determinado livro ou determinado valor. Garimpem as melhores oportunidades. E vale lembrar a questão da educação na hora de pegar o que é free nos estandes. É feio encher a mala de marcadores, gente! Peguem apenas o que for para uso próprio ou no máximo presentear um amigo.


6) Autores
Gente, todo mundo que tirar foto, abraçar, entregar presentes, dizer o quanto ama o seu autor favorito. Entendam que eles são gente como a gente e que existem regras a serem respeitadas em cada evento. Então tenham paciência na hora do encontro e ajam naturalmente. Chorar não é uma boa ideia porque as fotos saem horrorosas, pensem nisso!


7) Conferir todos os eventos da Luly Trigo
Essa dica eu nem preciso dar, né?! A Luly vai estar na bienal TODOS, sim, eu disse TODOS os dias. Então não tem desculpa para não amar a nossa autora linda. Combinado?

Pessoal, desejo a todos uma bienal linda. Nos vemos por lá!

Ass.DaniRaposo