São João do bão

Junho é, sem dúvida nenhuma, um dos meses mais festivos do calendário. Tudo graças às famosas festas juninas.
É em Junho que se comemora os dias de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29) e é essa a galerinha responsável pelas fogueiras, quadrilhas e comilanças que tanto adoramos.
Cheguei há poucos dias de uma viagem relâmpago por Recife e Salvador e pude perceber o quanto estas festas são comemoradas por lá. Para o pessoal que mora no Nordeste, o feriado de São João é quase um segundo Natal, de tão aguardado e festejado. É um clima tão gostoso, tão alegre, que hoje eu vou deixar 6 dicas de como organizar uma festa pra lá de bacana para se divertir com seus amigos. Vamos nessa?

1) Comidas típicas

decor-junina-7

dicasdemulher.com.br

Não preciso nem dizer porque este é o item número 1, certo?! Festa junina é sinônimo de comida boa e farta. Não podem faltar: bolos de todos os tipos (fubá, chocolate, cenoura, tapioca, milho, laranja), doces à base de milho (pamonha, curau, canjica), maçã do amor, pé de moleque, amendoim torrado, sopas e caldos (porque geralmente as noites juninas são bem frias), salsichão, cuscuz e o que mais couber na sua mesa. Além de sempre ter itens deliciosos, o melhor da festa junina é não ter que se preocupar com dieta. Pode se jogar sem medo!


2) Roupas à caráter

http://www.temporadalivre.com/

http://www.temporadalivre.com/

Tem que ter xadrez! Para os meninos, um jeans e uma camisa xadrez já valem. Para as meninas, a brincadeira fica um pouco mais divertida, já que dá para se divertir com os cabelos usando tranças e laços ou chapéus. A camisa xadrez delas pode ser combinada com jeans, saia, short e até vestido. E nos pés, bota! Vale brincar com a maquiagem também. Quem não lembra daquelas pintinhas que nossas mães faziam em nossas bochechas para as festinhas da escola?


3) Brincadeiras

http://www.guiadasemana.com.br/

http://www.guiadasemana.com.br/

Para animar o pessoal, que tal organizar algumas brincadeiras típicas? Dá para improvisar uma pescaria (bacia grande + peixinhos de papelão + varas de pescar + prendas divertidas), barraca do beijo (R$1 por um beijo e a paquera está liberada) e correio do amor (que tal mandar um recadinho anônimo ou não para aquele gatinho que você está de olho há um tempão, hã?). Se a festa for ao ar livre, dá para organizar a corrida do saco, boca do palhaço e argola. Aposto que todo mundo vai se divertir pra caramba!


4) Músicas
As melhoras são as tradicionais. Não vai ter jeito de alguém ficar fora do clima com essa trilha sonora. Olha pro Céu, Pagode Russo e Pula a Fogueira não podem faltar. Lá pro final da festa, todos os ritmos estão liberados. O que não pode é ficar parado!


5) Decoração

http://www.vivaeventos.com.br/

http://www.vivaeventos.com.br/

A melhor parte! Bandeirinhas, fogueiras falsas (se tiver quintal, dá para encarar uma de verdade), muito xadrez, espantalho, chapéu de palha e por aí vai. Festas juninas são coloridas e quanto mais rústicas e improvisadas, melhor. Chame as amigas e cuidem de cada detalhe. Vai ser um sucesso!


6) Divirta-se
A sexta dica não é uma dica, é uma ordem! Divirta-se! Essa é a melhor época do ano e não pode passar em branco. De junho à agosto dá para curtir muuuuuitas festas.
Espero que tenham curtido o post e caso organizem uma festinha, mostrem pra gente nos comentários aqui no blog ou no Facebook. E contem também como é a época de São João nas suas cidades. O que vocês fazem para se divertir? Quais as comidas que mais gostam? E qual é a festa mais animada que vocês conhecem? Compartilhem o post com seus amigos e viva São João, pessoal!

Ass.DaniRaposo