#GirlPower – Laura Dern

Ainda que o nome de Laura Dern pareça estranho e pouco comum, a atriz norte-americana tem mais de quarenta anos de carreira no cinema e na televisão. E é sobre uma das indicadas ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Livre” (Jean-Marc Vallé, 2014) que vamos falar um pouco hoje.

Um dos primeiros filmes que Dern fez foi Alice Não Mora Mais Aqui (Alice Doesn’t Live Here Anyome, 1974), onde fez uma pontinha na produção de Martin Scorsese. Mas o papel que a deixou famosa e é ainda um dos marcos da carreira dela é Veludo Azul (Blue Velvet, 1986), do britânico David Lynch.

  •  veludo azul 

Veludo Azul não é apenas um dos mais conhecidos filmes de Laura, mas de Lynch também e é considerado um grande e importante filme. A parceria de Dern/Lynch viria a se repetir em Coração Selvagem (Wild at Heart), de 1990, onde ela dividia cena com Nicolas Cage. O filme recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França.

  • parque dos dinossauros 

Clássico dos anos 90, O Parque dos Dinossauros (Jurrasic Park), de Steven Spielberg, foi um sucesso estrondoso nos cinemas. Laura Dern interpreta uma paleobotânica que junto com outros especialistas é levada ao Parque dos Dinossauros para verificar a segurança do lugar. Dern não retornou para o segundo filme, mas em 2001 voltou a personagem para a terceira parte da produção.

  • a culpa é das estrelas

Mas talvez exista a grande chance de você achar o rosto de Laura Dern familiar, ano passado ela participou de uma das produções mais esperadas pelos jovens e adolescentes em 2014: A Culpa é das Estrelas. Dern interpreta no filme a mãe de Hazel, Frannie.

  • livre

Ainda no ano passado, foi lançado o filme Livre. Protagonizado por Reese Witherspoon e baseado numa história real, conta a jornada de autoconhecimento de uma mulher após a morte a mãe, um divórcio e o vício em drogas. Laura Dern interpreta Bobbi Grey e por esse papel foi indiada a Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar desse ano. Essa é a segunda indicação da atriz, a anterior aconteceu pelo filme As Noites de Rose (Rambling Rose) dirigido por Martha Coolidge e lançado em 1991.

A premiação da Academia acontece no final desse mês e então vamos saber se Laura Dern vai receber o Oscar ou não.

AssNat