Operação Cabelo Bonito – Parte 2: faça em casa!

Oi, gente! Sumi, mas voltei. Vim cumprir minha promessa: esse é o tão aguardado (pelo menos pela Luly!) post com receitinhas caseiras preferidas para cuidar da “cabelêra”. Tem hidratação, nutrição e reconstrução para testar e encontrar a melhor para os seus fios <3 Porque não adianta: é tentativa e erro. Cada cabelo reage de uma maneira e só na experiência que você descobre o que dá certinho no seu.

Multiusos

A maioria dos ingredientes tem mais de uma propriedade, mas em quase todos alguma dela se destaca (de novo, tem que testar para saber em que se encaixa melhor). Só que três deles, em especial, podem ser totalmente reaproveitados:

  • Mel — hidratante, nutritivo e reconstrutor. Dá para adicioná-lo em qualquer máscara e potencializar o efeito.
  • Ovo — a gema é nutritiva (muitos lipídios! Gordura, lembra?) e a clara, que é proteína pura, é uma ótima reconstrutora.
  • Banana — é rica em proteínas, glicose e nutrientes. Gosto de usar na hidratação, porque meu cabelo tingido fica bem detonado, mas pode pesar para outras meninas e se encaixar melhor na reconstrução.

Beleza

Hidratação

1 copo de iogurte natural

2 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de amido de milho (aka maisena!)

1 xícara de água

Misture a água e a maisena e coloque em uma panela no fogo, com cuidado, até dissolver e mexendo sempre para não formar bolinhas. Misture com o iogurte e o mel e passe no cabelo. Deixe agir por meia hora e lave.

———————————————————————————————————————————————-

½ abacate

½ mamão

2 colheres de aloe vera (a boa e velha babosa)

Amasse o mamão e o abacate e acrescente a aloe vera à mistura. Deixe agir no cabelo por 30 minutos e lave normalmente — a babosa tem cheiro ruinzinho, mas o abacate e o mamão compensam.

———————————————————————————————————————————————-

1 maçã

1 colher de mel

1 banana

Amasse a banana e faça um suco com a maçã. Misture os dois junto com o mel, passe pelo cabelo e deixe agir por 20 minutos.

———————————————————————————————————————————————-

Nutrição

1 caixa de creme de leite

2 colheres de sopa de óleo de coco

Só misturar, passar no cabelo e deixar agir por 30 minutos. Lave normalmente. Se tiver em casa, finalize com um óleo vegetal de macadâmia ou argan ou aqueles óleos mágicos, sabe?

———————————————————————————————————————————————-

4 colheres de sopa de aveia em flocos

300ml de leite integral

1 gema de ovo

1 colher de mel

Mistura-bomba! Você começa fazendo um mingau com a aveia e o leite, até ficar bem pastoso. Aí coloque a gema e o mel e passe no cabelo, sem medo do cheiro. Lave normalmente depois.

———————————————————————————————————————————————-

Umectação caseira

A umectação é coisa do tempo da sua avó, mas que ela conhecia como “banho de óleo”. É um truque milenar, provavelmente nascido lááá no Egito Antigo, e o segredo das indianas para ter aquele cabelo maaaaaraaaaavilhoso. Você só precisa de um óleo vegetal, ou seja, totalmente natural: óleo de coco, de macadâmia, de argan, de castanha, de amêndoas, de rícino (mamona)… ou até um azeite de oliva, desde que seja extra virgem. Esquente por 25 segundos no micro-ondas e passe nos fios (secos, molhados, limpos ou sujos — o que funcionar melhor para você) mecha por mecha. Faça uma massagem no couro cabeludo e deixe agir por no mínimo 1 hora, depois lave bem. Nessa versão, é imprescindível passar um leave-in para fechar as cutículas.

———————————————————————————————————————————————-

Reconstrução

1 banana

1 clara de ovo

Para cabelos muito, muito destruídos — é uma máscara bem pesada. Pense em “descolori o cabelo todo para platinar e tenho fios bem finos”: é para isso que ela serve! Amasse a banana, misture a clara e passe no cabelo. Deixe agir por 15 minutos e lave.

———————————————————————————————————————————————-

2 colheres de sopa de mel

1 clara de ovo

1 colher de queratina líquida (opcional, para potencializar)

Coloque o mel no micro-ondas por uns 30 segundos, só para derreter bem, e misture com os outros ingredientes. Passe no cabelo e não deixe por mais de 20 minutos.

———————————————————————————————————————————————-

Bônus: produtinhos para investir

Eu gosto muito de misturebas caseiras, mas gosto ainda mais de turbinar uma máscara já pronta. Meus dois “ingredientes secretos” — nada secretos, na verdade — e que eu recomendo muito:

  • Yamasterol — aquele creme que você encontra por 3 reais na perfumaria do bairro, sabem qual? Geralmente ao lado do Kolene, haha! Sozinho, ele não faz muita coisa: pode ser usado como condicionador ou leave-in. Mas a mágica dele acontece quando você o mistura com outros ingredientes, ele é uma ótima “base”. Existe nas versões tradicional (amarelinha), proteína (branca) ou argan. E são todos ótimos.
  • Bepantol líquido — não é super barato, cerca de 20 reais, e você encontra em farmácias. Ele é perfeito para turbinar qualquer mistura (particularmente, prefiro usá-lo com o Yamasterol na hidratação, meu cabelo parece que derrete) e uma tampinha é suficiente para dar um efeito maravilhoso em um cabelo compridão, que passe da cintura. Ou seja: dura muito.

Prods

Post by Tarsila Isabela